10 sinais precoces de um fígado doente

É importante prestar atenção aos sinais que o fígado pode enviar quando não está bem. O bom funcionamento deste órgão vital é essencial para uma boa saúde.

fígado

Em caso de problemas, o fígado envia sinais de alarme. Aprenda quais são eles e fique atento!

1- Icterícia

Assim que o fígado não consegue mais filtrar as toxinas do corpo, existe um problema. De fato, o acúmulo de resíduos e bilirrubina, o pigmento da bile, é prejudicial para o fígado. A pele muda de cor e fica amarela. Este amarelecimento pode afetar até mesmo as unhas, as pontas dos dedos e os olhos. Isso é chamado icterícia.

2- Sensibilidade da pele

O segundo sinal de alarme também afeta a pele. Ela se torna muito sensível a qualquer contato e começa a coçar. Se a coceira se tornar recorrente e sua pele estiver dolorida ao menor toque, consulte um médico.

3- Mudando a cor da urina

Quando adequadamente hidratada por beber bastante água, a urina tem uma cor clara. Mas se ficar escuro, pode ser devido ao excesso de bilirrubina no sangue. A cor das fezes também pode mudar e tornar-se pálida, com sangue ou muito escura. O fígado não funciona normalmente, pois não pode eliminar esse desperdício.

4- Alterações na região abdominal

As alterações que podem ocorrer no nível abdominal podem ser um sinal de alarme enviado pelo fígado. Eles resultam em dor ou cãibras na região abdominal inferior. Eles podem rapidamente se transformar em inchaço muito problemático ou desenvolver ascite. Esta doença é o acúmulo de líquido no abdômen. Neste caso, uma forte pressão é exercida nos pulmões, o que causa dificuldade para respirar. Uma punção é então necessária para sugar o líquido e eliminá-lo.

5- Refluxo ácido e vômito

Esses sinais revelam problemas hepáticos. Sofrendo de indigestão frequente, refluxo ácido e vômitos, é sintomático da função hepática deficiente.

6- Diarreia

Como o fígado desempenha um papel importante no processo digestivo, quando é afetado, a diarréia pode ocorrer.

7- Cansaço

Um problema no fígado é muitas vezes acompanhado por uma sensação de fraqueza e cansaço permanente. O corpo fornece mais esforço quando o fígado é afetado. Ele se cansa mais rápido e requer mais descanso. Se além dos sinais de alarme mencionados acima, você estiver muito cansado, é absolutamente necessário consultar um médico.

8- Retenção de líquido

A retenção de líquido ou inchaço nas pernas, tornozelos e pés é outro sintoma da doença hepática. Um sofre de retenção de água ao pressionar a pele, um traço do dedo permanece impresso por um certo tempo.

9- Perda de apetite

Esse sintoma não aparece até que a doença esteja bem estabelecida. Perda de apetite combinada com qualquer um dos sintomas acima deve alertar imediatamente. É um sinal de desordem no fígado.

10- Sentimentos de mal-estar geral

Quando o fígado não mais filtra as toxinas adequadamente do sangue, todo o corpo sofre. Isso pode se manifestar de diferentes maneiras, como problemas de pele, dores de cabeça, irritabilidade e fadiga constante.